quinta-feira, 4 de outubro de 2007

atividade 8

Atividade corpo e ciberespaço



1. Escolher um site e criar um avatar seu e de um colega:


Carolina e Daniel








2.Responder:


- de que maneira o avatar relaciona-se com o seu original?


O avatar é uma representação do indivíduo que o criou, ou de outros indivíduos, no espaço virtual. Ele pode se relacionar ao seu ‘representado’ pelas características físicas, por objetos pessoais, nomes, referências de gosto ou estilo. Um avatar possibilita a exteriorização de certos desejos, sejam físicos, de relacionamento, ou comportamentais. Ele possibilita ao seu ‘dono’ a realização de vontades que talvez não fossem fáceis de ser alcançadas no mundo ‘real’.

- discuta a partir dos avatares criados, como as representações do eu na Internet representam a pós- modernidade.

Os avatares se relacionam com o conceito de pós-modernidade ao passo que possibilitam um descentramento do sujeito, dando a ele condições de interagir de modos diferentes e desempenhar novos papéis.

- pode-se dizer que o avatar é uma virtualização? Explique.

Sim. Porque ele é uma representação simbólica de algum indivíduo no meio virtual. Não se trata da pessoa de forma física ou concreta, mas dela ou de traços da sua personalidade, representada pelo avatar.

3. Encontre um exemplo de CIBORGUE na rede e um de pós-humano. Explique- os.

Acredito ser, eu mesma, uma ciborgue metamórfica já que dependo da máquina fotográfica (tecnologia) para trabalhar, no Projeto da Ilha dos Marinheiros, por exemplo. Posso ser considerada ciborgue metamórfica por necessitar do computador para a realização de trabalhos acadêmicos.


Como exemplo de ‘pós humano’ cito este link: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5048142268294457250 para o perfil fake de orkut de John Lennon. Nele fãs deixam scraps como se mantivessem contato com o ídolo já morto, num exemplo de tentativa de superar a morte.

4. De que maneira o pós- humano relaciona-se com o virtual? Explique.

O pós- humano busca a superação do corpo material, objetiva a vida eterna. Neste sentido a virtualização contribui para que tenhamos representações ‘não perecíveis’, representações que perdurarão mesmo após a nossa morte, dando a sensação de uma extensão da vida.
5. Como o ciborgue e o avatar diferenciam-se?
O ciborgue utiliza a tecnologia no mundo real para aprimorar ou facilitar a vida. Já o avatar serve para representar um indivíduo no mundo virtual, não possuindo atributos concretos ou reais.