quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Atividade 03

1. Trata-se de um jogo de lógica no qual a partir da ordenação correta de elementos, necessários ao bom funcionamento da Terra, formamos o nosso planeta. A interatividade se apresenta de forma ‘reativa’ na relação entre pessoa/máquina e há uma convergência entre mídias já que o jogo, que seria tradicionalmente de videogames, se encontra disponível na internet.

2. Exemplos de weblogs utilizados por celebridades:
http://fotolog.terra.com.br/ivete_sangalo
http://www.fotolog.com/forfun
Sim. A partir do uso de ferramentas como os weblogs desempenhamos novos 'papéis sociais' e construímos uma espécie de identidade virtual, que vai ajudar a compor a nossa identidade 'social'. Interagimos e desenvolvemos relações baseados no meio virtual, nos comunicamos e buscamos uma espécie de 'aprovação' a partir deste meio.

3. Analise como o hipertexto modifica os modos de leitura, a partir do seu exemplo, em relação à leitura tradicional.
O hipertexto modifica os modos de leitura pois possibilita-nos desviar a atenção do que está sendo lido na busca por novas informações, obtidas através dos links. Um hipertexto amplia nossas possibilidades de leitura, e conseqüentemente, nos traz novas interpretações por seu caráter não linear, e até mesmo interativo. O texto abaixo configura uma ficção hipertextual por se tratar de um'ensaio autobiográfico' no qual é possível encontrarmos informações paralelas sobre assuntos nele citados.
¨Exemplo de Hipertexto¨
"No decurso de uma vida devotada principalmente aos livros, tenho lidopoucos romances e, na maioria dos casos, apenas o senso do dever medeu forças para abrir caminho até a última página. Ao mesmo tempo,sempre fui um leitor e releitor de contos... A impressão de quegrandes romances como Dom Quixote e Huckleberry Finn são virtualmenteamorfos, serviu para reforçar meu gosto pela forma do conto, cujoselementos indispensáveis são economia e um começo, meio e fimclaramente determinados. Como escritor, todavia, pensei durante anosque o conto estava acima de meus poderes e foi só depois de uma longae indireta série de tímidas experiências narrativas que tomei assentopara escrever estórias propriamente ditas." (Jorge Luis Borges, Elogio da sombra/Perfis - Um ensaio autobiográfico)

4. Que tipo de interação, de acordo com Primo, pode ser percebida no jogo? Explique.
Baseados em Primo podemos dizer que a interação é reativa por apresentar um processo de ação e reação, entre usuário e jogo, no qual não há flexibilidade ou qualquer tipo de resposta que não a positiva ou afirmativa. O jogo apenas reage aos comandos do usuário de acordo com a sua programação.

5. Série: HEROES
Episódio: Don't Look Back - Segundo Episódio da Primeira TemporadaHeroes é uma série dramática, criada por Tim Kring, que estreou na NBCno dia 25 de Setembro de 2006. A série conta a história de pessoascomuns que descobrem ter habilidades especiais tais como telepatia,vôo, etc. A série segue o estilo das histórias em quadrinhosamericanas, com acontecimentos que se desenvolvem em mais de umepisódio.Personagens: Hiro Nakamura (Masi Oka) é um trabalhador do Japão quetem a habilidade de manipular o tempo-espaço, parando o tempo ou seteletransportando para o passado ou futuro.D.L. Hawkins (Leonard Roberts) tem o poder de atravessar objetossólidos, incluindo as pessoas e também pode carregar consigo elasdurante sua travessia. É um presidiário fugitivo por um crime que nãocometeu, e só quer que suas acusações sejam retiradas e possa viver empaz com seu filho e sua esposa.O seriado de tv HEROES, pode ser tratado como um exemplo deconvergência entre mídias, ao passo que seus espectadores buscaminformações sobre ele na internet, acessam fotologs, participam decomunidades no orkut. Há quem não assista o seriado na televisão, masque prefere baixar os episódios da internet, sendo este mais um casode convergência.