quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Atividade 04

Encontrar um exemplo de cada um dos:

1. tipos de hipertexto
  • HIPERTEXTO CONSTRUTIVO
    A Wikipedia pode ser considerada um Hipertexto Construtivo pois nela além de encontrarmos informações podemos acrescentar observações, ou seja, construir novos textos. Podemos interferir no que fora feito, dando origem a novos artigos que ficarão disponíveis para os demais usuários que, por sua vez, estarão aptos para realizarem suas próprias mudanças. (http://www.wikipedia.org/)
  • HIPERTEXTO EXPLORATÓRIO
    O site de notícias da Globo, G1, é um exemplo de Hipertexto Exploratório. Nele encontramos textos informativos com links para dados complementares, o que dá a característica multilinear de um hipertexto. No entanto não temos o poder de alterar o conteúdo ali expresso, apenas lê-lo, explorá-lo. (http://g1.globo.com/)


2. tipos de hiperlinks

  • LINKS ASSOCIATIVOS

    No link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dave_Matthews_Band encontramos um artigo sobre a banda ‘Dave Matthews Band’, nele podemos citar as palavras ‘Dave Matthews’ como um link associativo pela forma como se encontram expressas no texto. É um link associativo pois liga diretamente o leitor à uma outra página no mesmo site onde o mesmo poderá encontrar informações adicionais e, ASSOCIADAS ao artigo em leitura, sobre o vocalista e guitarrista da banda.

  • LINKS ESTRUTURAIS
    Na parte superior da página da Wikipedia (http://www.wikipedia.org/) podemos observar uma espécie de ‘menu’ com as opções: ‘artigo’, ‘discussão’, ‘ver fonte’, ‘história’. A estes chamamos links estruturais já que desempenham a função de situar o usuário na página que navega.


3. características do hipertexto

Utilizando a wikipedia como exemplo (http://www.wikipedia.org/)

  • MULTILINEARIDADE: ao acessarmos o site da wikipedia temos à nossa disposição inúmeros links, caminhos que poderemos escolher. Sendo assim nossas escolhas estabelecerão a leitura que teremos das informações. É nesta possibilidade de ‘escolhermos nosso caminho’ que reside a multilinearidade, cada pessoa optará por uma seqüência que para si pareça lógica e, portanto, terá sua interpretação das mensagens dadas e construídas.
  • NÃO LINEARIDADE: reside no fato de que não temos um caminho pré-estabelecido, podemos através dos links que escolhermos direcionar as informações às quais teremos acesso.
  • MODULARIDADE: o aspecto modular do hipertexto parte da idéia de que ao optarmos por certos links em detrimento de outros estabelecemos um módulo, uma rede de informações de acordo com nossos interesses, mas que terá sentido num contexto mais amplo de nossa busca. Acessando a página dos Beatles dentro da wikipedia podemos clicar no link Inglaterra abrindo um ‘leque’ de novas informações que, provavelmente, irão para um caminho mais amplo e ligado ao país de origem da banda. Mas se optarmos por clicar no link “Can't Buy Me Love" teremos acesso à curiosidades sobre uma música, construindo assim módulos diferentes de informação a partir de uma mesma fonte: os Beatles.
  • ESTRUTURA DE REDE: são as conexões dentro do site que facilitam o acesso à outras informações.

Utilizando a ficção hipertextual encontrada na gincana (aula prática anterior) explicar:

1. a ficção encontrada é multilinear, linear ou não-linear? Justifique.

O Hipertexto escolhido é multilinear pois podemos optar pela ordem de informações adicionais que acessaremos, assim estabelecendo uma leitura única e individual.

2. a ficção encontrada é diferente da leitura dos textos impressos? Justifique.

Sim. Em textos impressos e organizados de maneira LINEAR e convencional não dispomos de liberdade para atribuir à leitura a ordem que considerarmos eficiente. No exemplo de hipertexto citado é possível construirmos nossa lógica de leitura, não estando presos à uma ordem pré-determinada pela seqüência de páginas e afins, como nos textos impressos.

3. pode-se dizer que o seu blog da disciplina constitui-se em uma escrita coletiva? Explique.

Não. O blog é uma escrita individual pois apenas quem possui o login pode nele postar. No entanto, é acessível a todos e aberto a comentários.


Pode-se dizer que um fotolog é uma virtuzalização? Explique.

Sim. O que encontramos nos fotologs é uma representação da realidade, e não a realidade em si. Temos ali postadas fotos que podem, ou não, existir de forma concreta, física.

Visite: http://www.ciberpoesia.com.br a partir da sua experiência no site, discuta se o hipertexto pode ser compreendido como texto sem autor.

Se considerarmos o ponto de vista de que quando há mais de um autor, uma escrita coletiva, ninguém é autor, podemos dizer que este site é um hipertexto sem autor. No entanto, eu acredito que podemos considerar seus autores principais aqueles que criaram o site e o assinam (Ana Claúdia e Sérgio Capparelli) os demais são co-autores que contribuem para a construção do hipertexto.

2 comentários:

carol disse...

Raquel,

acho que eu fiz uma graaande confusão com as características do hipertexto, na hora de explicar, elas ficaram muito parecidas. Se puderes me diz como melhorar. Obrigada!

raquel disse...

Carolina,
As respostas estão muito boas. Quanto às características, não precisas citar a multi E a não-linearidade, a menos que acredites que ambas existem (e acabaste explicando tudo nelas, mais do que nas outras).