domingo, 2 de setembro de 2007

Atividade 5

1. Relacionar os princípios do hipertexto com exemplos na web.
Princípio da Metamorfose: Uma rede hipertextual que está em constante constrição e negociação. Todo hipertexto está em constante mudança. Cada mínima mudança é capaz de transformar, radicalmente, o todo. Ex.:http://minutoaminuto.clicesportes.com.br Este link dá acesso à uma página que está em constante atualização de acordo com os resultados das partidas. Conforme há qualquer movimento no jogo, a página é atualizada disponibilizando as novas informações.
Princípio da heterogeneidade: Os nós e as conexões de uma rede hipertextual são heterogêneos. As partes do hipertexto são sempre diferentes entre si. Ex.: http://www.wikipedia.org/
Princípio da exterioridade: Diz que, para haver mudança, tem de existir uma abertura ao exterior que possibilite receber novas informações influenciando e agindo sobre as antigas. Blogs podem ser um exemplo. Conforme recebemos comentários ou fazemos novas postagens as informações antigas sofrem influência, seja pela cronologia ou pelas novas idéias.
Princípio da topologia: Refere-se à estrutura de rede. O hipertexto tem de ser não-linear. Ex.: http://www.diariopopular.com.br/ Temos autonomia para escolher quais notícias,e em que ordem as leremos.
Princípio da mobilidade dos centros: Os centros da rede são modificados com o andamento da própria rede. A rede sofre influências que alteram seu centro. Ex.: Fotologs, vamos de um fotolog para vários outros, alterando o centro, mudando a página.
Princípio da multiplicidade e encaixe de escalas: O hipertexto se organiza de modo fractal (forma de representar elementos caóticos, micro representações da estrutura de grandes elementos). Os padrões são perceptíveis em escalas.

2. Virtualizar um ambiente até o final da aula. Explicar como se deu avirtualização.
‘Post’ anterior.

3. O que é uma cibercidade? Encontre um exemplo e explique como ela serelaciona com o ciberespaço.
Segundo Lemos, a cibercidade é a cidade da cibercultura. Cibercidade é um conceito que visa pontuar as ações das novas tecnologias sobre as cidades e como estas modificam nossa vivência no espaço urbano. Uma cibercidade não é a destruição das ‘velhas’ cidades e a substituição por cidades virtuais, mas sim a conjunção destas. Compreende o uso da tecnologia para o desenvolvimento dos espaços urbanos, gerando uma maior facilidade na execução das tarefas e relações diárias estabelecidas no contexto social. Podemos dizer que Pelotas já é uma cibercidade, apesar de ainda não dispormos de certos recursos, contamos com rede online, satélites, entre outros.

4. Você concorda que o ciberespaço constitui territórios simbólicos? Explique.
Sim, há um conceito para ciberespaço que o trata como um ‘não-lugar’. No entanto este também é descrito como um espaço virtual, considerando-o assim podemos dizer que constitui territórios simbólicos já que estes não existem de forma concreta,mas possibilitam interações virtuais que, por sua vez, podem se concretizar na forma de compras de produtos ou serviços. Interagimos no ciberespaço e, dessa forma, ele representa, se faz símbolo, de territórios de interação real.

Um comentário:

raquel disse...

Ótimas respostas! :D Tás cada vez melhor. :)