quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Atividade 6

1) Escolher um dos sistemas abaixo.

* Fotolog
* Blog
* Orkut
* Facebook

a) Que tipo de rede constitui seu exemplo? Explique.

O Orkut é um modelo de rede do tipo 'mundos pequenos'. Ele possibilita que o usuário se conecte aos demais, também cadastrados, criando assim uma rede na qual encontraremos exemplos de ‘laços fortes’ (amigos) e ‘laços fracos’ (conhecidos). Este sistema interliga a todos, com diferentes graus de separação, e reforça o conceito de que: ‘basta uma conexão entre os nós da rede para reduzir a distância entre toda a rede’.

b) Identifique quais são os nós e as conexões de sua rede.

Já que tratamos de Orkut podemos dizer que os nós são os ‘amigos’ e as conexões de rede seriam os ‘scraps’ ou as ‘comunidades’.


2) Explique como a teoria da "cauda longa" pode aparecer na Web. Dê exemplos.

A lei da 'cauda longa' (ANDERSON, 2006) trata do mercado de nicho no qual ‘os pequenos estão valendo mais que os grandes’. Ela trata da valorização das diferenças, da necessidade que as pessoas sentem de individualização, de ir contra certos padrões e encontrar suas próprias preferências. Com isso o mercado passou a atender não apenas a grande massa, mas dar atenção aos pequenos grupos que, juntos, formam uma grande ‘fatia’ consumidora. Na internet é bastante fácil encontrarmos exemplos da ‘cauda longa’, ao passo que comunidades no próprio Orkut unem pessoas com interesses semelhantes e a partir daí surge a troca de informações, e talvez produtos, que lhes interesse.


3) Identifique pelo menos um HUB (conector) em uma rede na Web.

Ao falar em HUB, conectores, o primeiro exemplo do qual me lembrei foi o blog da popular ‘Bruna Surfistinha’. Ainda que ela já não faça mais tanto sucesso, vale lembrar o grande número de acesso que seu blog recebeu há algum tempo. A ‘moça’ se popularizou através da internet e acabou por tornar não apenas o seu blog famoso, mas todos os outros que à ela estavam conectados, desempenhando assim seu papel de HUB.